top of page

INOVAÇÃO NA SUSTENTABILIDADE

Soluções criativas

Sendo objetivo da DDL Arg manter-se sempre na vanguarda das argamassas à base de cal, a empresa investe continuamente na investigação, no desenvolvimento e na inovação de produtos, visando aumentar e melhorar as soluções técnicas disponíveis.

​

As atividades de I&D e de Inovação da DDL Arg procuram fundamentalmente desenvolver soluções ecologicamente sustentáveis, nomeadamente com a utilização de agregados leves provenientes de desperdícios florestais, agrícolas e industriais, de forma a proporcionar uma clara alternativa ao sistema ETICS, reduzindo, assim, o impacto ambiental das soluções para os revestimentos.

​

Juntamente com vários parceiros, como o Grupo Amorim e a Universidade de Aveiro, a DDL Arg no seu departamento de I&D desenvolve produtos e soluções à medida, capazes de satisfazer as necessidades do mercado e de cumprirem as normas e recomendações internacionais em vigor. A parceria estabelecida entre a DDL Arg e a Universidade de Aveiro para o desenvolvimento de novos produtos aproveitando os recursos tecnológicos e humanos da universidade consubstancia-se no estatuto de empresa spin off da UA.​​​​

​

Paralelamente a isso, a DDL também está integrada no projeto da Amorim Cork Ventures, compartilhando as suas instalações em Paços de Brandão, como um parceiro que procura desenvolver e produzir produtos e projetos de investigação que visam acrescentar valor à cortiça, desenvolvendo novas abordagens para a cortiça no seu estado natural ou conjugada com outros materiais.​


Dos vários projetos de investigação em curso destaca-se o projeto Eco Inov Arg, desenvolvido com o apoio da Comissão Europeia, e o projeto Evolution Cork Mortar (ECM) em processo de registo de Patente Internacional.​

BENEFÍCIOS ECOLÓGICOS DAS INOVAÇÕES DDLARG

Redução dos consumos energéticos pelo aumento da eficiência térmica dos edifícios.

Uso de materiais provenientes de desperdícios industriais e florestais, promovendo a (re-)utilização de materiais em fim de ciclo.

Exclusão de materiais à base de derivados de petróleo, de forma a não contribuir para o impacto ambiental causado pelos combustíveis fósseis.

Uso de aditivos não tóxicos, evitando a contaminação ambiental.

Redução da massa volúmica – menor peso por m2, por meio dos agregados inovadores utilizados, originando um menor consumo de recursos para transporte da argamassa.

Redução da percentagem de ligante – maior eficiência térmica, menor peso, e menor consumo de matérias-primas não renováveis.

bottom of page